Sobre la revista
A Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação é uma publicação eletrônica do Conselho Brasileiro para Superdotação de acesso aberto e gratuito para todos, autores e leitores. Criada em 2013, a Revista tem o objetivo de divulgar pesquisas em forma de artigos, revisões de literatura, ensaios, relatos de experiências de práticas profissionais, entrevistas e resenhas, com o intuito de colaborar com a atuação e formação dos profissionais que trabalham com pessoas, crianças, adolescentes, adultos e idosos com altas habilidades/superdotação.
A Revista recebe os originais para publicação em fluxo contínuo. Uma vez recebidos, os artigos serão encaminhados ao processo de revisão (peer review) entre os membros do Conselho Editorial ou da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja, tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecerão em sigilo. As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade de seus autores.
A Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação visa expandir e aprimorar o estado do conhecimento na área das altas habilidades ou superdotação em diferentes campos do conhecimento, conforme observado e documentado por profissionais e acadêmicos de cada área. Abrangendo várias disciplinas, como psicologia educacional, currículo e instrução, formação de professores, liderança educacional, metodologias ativas de aprendizagem, Educação Especial. A Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação apresenta o trabalho de pesquisadores de diversas origens. Valoriza especialmente artigos que oferecem insights sobre os processos de pesquisa dos autores em diferentes estágios de desenvolvimento. Ao aceitar diferentes formas de escrita acadêmica, a Revista oferece a estudiosos e profissionais no campo de altas habilidades ou superdotação e talentos, oportunidades para publicar seus trabalhos.
A Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação alinha-se à missão do ConBraSD ao enfatizar contribuições que busquem a melhoria da educação e dos sistemas sociais. Seu objetivo é promover práticas mais eficazes, equitativas e socialmente justas para educadores e profissionais no desenvolvimento de talentos, altas habilidades ou superdotação. A Revista incentiva perspectivas de várias lentes teóricas e comunidades locais. Além disso, promove ativamente a colaboração e o relacionamento entre autores e colegas, criando um espaço para a troca de sabedoria, inovação e criatividade. Por sua natureza de acesso aberto, a revista garante que continue sendo um recurso valioso para os profissionais atuais e futuros.
Os manuscritos submetidos a avaliação com vistas a publicação devem observar a originalidade, não sendo submetido a outro veículo de divulgação simultaneamente, não conter textos plagiados o que pode judicializar a autoria submetuda, observar o escopo temático da Revista e seguir as orientações de formatação editorial conforme a 7ª edição da APA (American Psychological Association)